Tecnologia do Blogger.

2/26/2011

Mais 5 dicas para tímidos

Timidez
  • Fuja do isolamento
Nenhum ser humano pode ser uma “ilha”. Geralmente o isolamento se transforma numa espécie de válvula de escape, um refúgio pseudo-reconfortante para esquecer do problema, mas não adianta se esconder. Quanto mais você fugir, mais ele vai te perseguir. Então, procure encará-lo de frente.
Imagine uma corrida com barreiras. Quando um atleta supera um dos obstáculos, ele ganha coragem e força para superar o próximo, em busca da vitória.
  • Não espere que todos se adaptem à você
Isso tem um pouco a ver com o item acima. Às vezes a gente se sente incompreendido, é natural. Mas não encarar o problema e esperar que o mundo se adapte à você é um pouco demais, não acha? É por isso que muitas pessoas não tímidas tem a percepção, errada, claro, de que o tímido é uma pessoa arrogante, ou “metida”. Conheci pessoas que sequer tinham coragem de dar um “bom dia”, ou um “obrigado”. Eu mesmo passei por uma fase semelhante. Mas depois que dei o meu primeiro “olá”, me encorajei, e nunca mais parei.

  • Inteligência e timidez não tem relação
Pesquisando sobre as palavras-chave que as pessoas  que chegam ao meu blog usam nas buscas do Google, me surpreendi com a seguinte questão: “como me tornar uma pessoa mais culta e menos tímida?” O curioso é que essa pergunta foi buscada várias vezes.
O “culto” em questão subentende-se como “inteligência”. Timidez e inteligência não tem a menor relação, visto que muitas pessoas tímidas são inteligentes, e muitas pessoas tidas como extrovertidas não se interessam em cultura. Não se sinta diminuído por isso, e sequer se preocupe. É sofrer à toa.
  • Se relacione com pessoas que gostem das mesmas coisas que você
Isso parece meio óbvio, mas com certeza  foi um dos fatores que mais me ajudaram. Quando passei a me relacionar com pessoas que curtiam as mesmas coisas que curto, passava horas e horas conversando. Inclusive com outras pessoas tímidas. Quanto tocávamos no assunto timidez, até ríamos pra descontrair, trocando experiências. Acaba se tornando uma grande escola, onde você vai se aperfeiçoando e aprendendo a perder  o medo de se expor, até começar a se relacionar também com pessoas completamente diferentes de você.
  • Devagar se vai ao longe
“O apressado come cru”. Esse é um ditado sábio, sobretudo nessa questão. Não tenha pressa de mudar, até porque é um processo com etapas, ninguém muda de um dia para o outro. Indo devagar, sem excessiva autocobrança, e firme no seu objetivo, você chega longe, e verá que todo esforço valeu a pena. Pelo menos valeu muito pra mim.

0 comentários:

Postar um comentário